MÊS DA DIABETES

No mês da diabetes, a MSD Animal Health procura informar as famílias com animais de companhia sobre esta doença e a importância da deteção precoce e do tratamento correto.

A MSD Animal Health, fiel ao seu compromisso com o conceito de Uma Só Saúde, tem por objetivo no mês da diabetes, consciencializar a sociedade para a importância de cuidar da saúde dos animais e de proteger toda a família. Estima-se que 1 em cada 300 cães e gatos tenham diabetes mellitus. Uma doença que também é comum a muitas pessoas, por este motivo, tal como nós vamos ao Médico, também devemos levar os nossos animais de companhia ao Médico Veterinário caso surjam alguns sintomas. A deteção precoce é fundamental para evitar problemas futuros e para implementar um tratamento adequado.

O que é a Diabetes mellitus?

Uma doença endócrina que pode afetar cães, gatos e também as pessoas. Esta doença ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente ou quando existe alguma resistência à ação da insulina.

.

Diagnóstico e tratamento

O primeiro a fazer quando se identificam alguns destes sintomas é ir ao Médico Veterinário. Assim o animal será tratado o mais rapidamente possível. A nutrição tem um papel fundamental no maneio dos animais diabéticos, assim como alguns fármacos que o Médico Veterinário irá prescrever após uma avaliação do estado de saúde do animal.

A insulina tem um papel fundamental no controlo dos sintomas da diabetes, ajudando a controlar os níveis de glucose no sangue. Uma administração de insulina regular pode ajudar os animais a recuperar a sua qualidade de vida. Hoje em dia existem dispositivos como a VetPen® que permitem uma administração de insulina mais fácil, rápida e segura.

Para ajudar as famílias com animais diabéticos, a MSD Animal Health desenvolveu uma aplicação que permite um maior controlo dos principais sinais associados à diabetes canina e felina.